O Município

Dados do município

Dados do município/localização

Fundação: 15/05/1987
Emancipação Política: 15/05
Gentílico: Potiretamense
Unidade Federatíva: Ceará
Mesoregião: Jaguaribe
Microregião: Serra do Pereiro
Distância para a capital: 275,00

Dados de características geográficas

Área: 409.238,00
População estimada: 6356
Densidade: 1.493,00
Altitude: 133
Clima: Tropical Quente Semi-árido.
Fuso Horário: UTC-3
A palavra potiretama tem origem tupi e significa “lugar dos camarões”. De poti: camarão; e retama: a terra natal, a pátria. Outra versão interpreta o vocábulo como “região das flores”. De potyra: flor; e etama: lugar, região, pátria.
Potiretama Ceará - CE

Histórico
Não sabe-se ao certo,mas por conversas dos mais antigos, aquelas terras onde hoje está inserida a cidade de Potiretama, já foi ocupada por indígenas de origem desconhecidas.
Por volta do ano de 1918, estabeleceu-se no lugar o primeiro desbravador, por nome de Sebastião Feitosa, que com sua família habitou uma humilde casa de chão batido.
Em seguida também chegou para estabelecer-se naquela região o senhor André Campelo. Este foi o pioneiro na criação de gado bovino. E, por ser as terras propícias para aquela atividade, logo outras fazendas de criatório foram sendo implantadas naquelas paragens.
No ano de 1922, foi edificada na localidade, uma pequena capela consagrada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em atenção a graça alcançada pela esposa do senhor Sebastião Feitosa, que fizera uma promessa.
Com a fundação dessa capela, casas foram surgindo em torno dela, formando um pequeno povoado que inicialmente chamou-se vila de Nazaré. O primeiro vigário a celebrar naquela capela foi o Padre Miguel Xavier, que registrou, na primeira missa, 23 batizados.
Em 1924, chegou na vila de nazaré a professora municipal Alecinha Ayres que passou a ministrar aulas, para os habitantes da vila, na sua própria casa.
Só no ano de 1945 é que foi construído a primeira Escola municipal que levou o nome de André Campelo, com duas salas de aula. A primeira professora dessa escola foi a Sra. Damiana Deusa Campelo.

Gentílico: potiretamense

Formação Administrativa
O distrito, com o nome de Bom Jardim e subordinado ao município de Pereiro, foi criado pela Lei Estadual N°448, de 20/12/1938. O seu território foi formado por parte das terras do distrito de Iracema(pertencente ao município de Pereiro) e parte das terras do distrito de Alto Santo(pertencente ao município de Limoeiro).
A denominação de Potiretama, que na língua tupy significa 'lugar bonito' ou 'lugar das flores', tornou-se oficial pelo Decreto-Lei N°1.114, de 30/12/1943.
Em atendimento ao que determinava a Lei Estadual N° 1.153, de22/11/1951, o distrito de Potiretama foi anexado ao novo município de Iracema.
Passados alguns anos, o distrito de Potiretama foi alçada à posição de município, pela Lei N°6.222, de 17/12/1962, porém, logo foi extinto, conforme a Lei N° 8.339, de 14/12/1965, antes mesmo de ser instalado.
Somente com a publicação da Lei N° 11.317, de 15/05/1987 é que potiretama foi, em definitivo, guindado a município, com separação do município de Iracema.
Com emacipação, o novo município ficou constituído dos distritos de Potiretama(sede e Canidezinho).
O distrito de Canidezinho teve sua criação pela Lei N° 6.878, de 13/12/1963, sendo anexado na ocasião subordinado ao município de Iracema. Todavia houve necessidade de sua transferência, para compor o território do novo município de Potiretama.
Alteração toponímica distrital
Bom Jardim para Potiretama alterado, pelo decreto-lei estadual nº 1114, de 30-12-1943.

Transferência distrital
Pela lei estadual nº 1153, de 22-11-1951, transfere o distrito de Potiretama do município de Pereiro para o de Iracema.
Fonte
IBGE- Enciclopédia dos Municípios Brasileiros.
Pelosi Falcão, Márlio Fábio
Ciará Terra do Sol - Genealogia e Toponímia dos Municípios Cearenses, Fortaleza; Gráfica Folha - 1999
Sampaio Filho, Dorian
História dos Municípios do Ceará, Fortaleza; RBS editora - 2003
O principal evento cultural é festa da padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cuja data é comemorada em 08 de setembro.
E também, temos a festa do município, realizada dia 15 de maio.
Atualmente o município é constituído de dois distritos:
Potiretama (sede)
Canindezinho
Potiretama é terra de povo humilde e acolhedor, onde todos se orgulham de fazer parte da história dessa terra e de seu crescimento. É terra de gente bonita e hospitaleira e quem bebe de sua água jamais esquece.

NOTÍCIAS

#Prefeito | 11 DE MARçO DE 2021

O Prefeito Luan Dantas, se reúne com os Prefeitos de Jaguaribara Juju, e o Prefeito de Tabuleiro do Norte Dr Rildson Vasconcelos, na policlínica.O intuito é traçar estratégias para o melhoramento e aperfeiçoamento do atendimento da policlínica para a [...]

#Administração | 04 DE MARçO DE 2021

De fato uma imagem de se encher os olhos, aos poucos a Prefeitura Municipal de Potiretama/CE, através da Secretaria Municipal de Transportes, vem conseguindo restaurar e deixar a frota municipal toda em ordem, organizada e a serviço do povo. "Assumi o compromisso de zelar e cuidar do m [...]

#Saúde | 04 DE MARçO DE 2021

A Prefeitura Municipal de Potiretama/CE, através da Secretaria Municipal de Saúde, participou de uma reunião neste dia 03/03/2021, com a Superintendência do Vale do Jaguaribe sobre as orientações do Covid-19.Quem esteve presente na reunião (virtualment [...]

#AssistênciaSocial | 03 DE MARçO DE 2021

A Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, Maiara Dantas e a Coordenadora do Cadastro Único do Programa Bolsa Família, Rosiene Lucena, participaram hoje, dia (03) de março de 2021, de uma Reunião Virtual de Expansão do Cart&ati [...]

#Saúde | 03 DE MARçO DE 2021

A Coordenadora da vigilância em saúde do município Juliana Gomes, e o coordenador de atenção primária Witson Roniele, participaram do curso cuidado íntegral a pessoa com sobrepeso na atenção primária em saúde."O objetivo des [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito